-->

In Design Esportivo Design Logo Escudo Modernos Futebol Marcas futebolísticas Monograma New Rebrand Novo escudo athlético Novo Visual Plagio em Marcas Rebranding Redesign Repaginação de Marca

O polêmico redesign do escudo do Athlético.


O Athlético Paranaense vai desistir do novo escudo, voltará ao antigo, ou ainda desenvolver outro ?

Salveeee meus queridos navegantes do blog do tio Meck, muito bom está de volta postando um texto direto na plataforma. To escrevendo essas linhas depois de ver o vídeo do Futirinhas no Youtube, falando dos memes que tomaram conta da internet após a divulgação da mudança drástica do escudo do querido Atlético Paranaense e outras mudanças, inclusive no nome, repararam que no título já coloquei na nova versão? Já avisando que será um texto um pouco longo, irei falar da Honda, Nike, plágio no logo das olimpíadas de Tokyo, times da Itália, Inglaterra, Espanha e muito mais.

Para quem já conhece meu blog, sabe que eu sou um dos defensores de mudanças e repaginações em alguns escudos dos times brasileiros já há algum tempo, e venho postando de dois em dois anos minha visão estética para os escudos dos times do Brasileirão. Continue navegando no blog que você irá encontrar esse material lindo de se ver.

Toda mudança causa um impacto direto no receptor que não está preparado para recebe-la, já para quem já havia sido alertado para as futuras mudanças talvez não tenha ficado impressionado com o que fizeram com o escudo do Athlético Paranaense. Aproveito o ensejo pra mostrar os trabalhos que fiz de repaginação do escudo do Atlético esse ano de 2018, no início do ano, esse aí em baixo.


Passado o espanto inicial vão se acostumar com a novidade e com o tempo vão até achar lindo, ou de repente não, vai saber né pessoal. Mas o que quero dizer é que leva tempo até que essa mudança se torne bem-vinda para todos. E sinceramente espero que isso ocorra, pois será um ótimo passo para que outros clubes tenham essa mesma iniciativa, lembrando que não é vanguarda, já que na Europa isso já é até muito comum. Cito o Juventus, Atlético de Madri, Milan, West Ham e o Manchester City, entre outros que fizeram mudanças de identidade visual atualizando a versão dos seus distintivos. Desses aí o que eu mais curti foi do Atlético de Madri, que fez uma mudança muito bacana, deixando as bordas mais suaves a agradáveis, e melhorando os desenhos internos do escudo. O resultado foi um escudo muito mais simples, porém limpo, organizado e atual.



Agora falando especificamente sobre o escudo do Athlético, achei inovadora a forma como trabalharam as barras paralelas que estavam presentes no escudo antigo, mas faria alguns ajustes, se a ideia era deixar elas como formato de asa, dava para fazer de um jeito que melhor coubessem dentro do formato do escudo e não vazassem pra fora dele, e as letras também daria maior destaque, deixando elas seguindo o contorno do escudo alinhadas com as barras, do jeito que está me parecem muito soltas, não compõe com o restante das linhas diagonais das barras.


Muitos estão falando que a ideia do novo escudo foi copiada do logo da Honda, e outras que foi plágio de uma campanha publicitária da Nike, mas acho que não, tudo tem um ponto de partida ou uma referência por assim dizer, concordo que a similaridade com a peça da Nike é muito grande, impossível de não associar o novo escudo à ela, mas é muito normal disso acontecer nesse universo gráfico, só acho que faltou mais cuidado da agência que fez essa mudança, em diferenciar ao máximo as formas com que as barras estariam dispostas no escudo. Assim como foi no emblema das olimpíadas de 2020, que teve acusação de plagio e por conta disso acabaram mudando de designer e refazendo o logo. 



Se isso acontecer com o novo escudo do Athlético não será novidade, como vocês puderam ver no caso acima, se houver uma crítica pesada por conta desse embrolho com o monograma da campanha da Nike, é provável que os dirigentes do clube acabem por optar por uma nova abordagem para seu escudo, porém, será vexatório para a agência que criou a marca ter que refazer esse trabalho, ou pior ainda se a diretoria mudar de agência, ai fica complicado meeesmo.



Mas se nada acontecer e a mudança se concretizar, reitero que a atitude dos dirigentes do Athlético em fazer a mudança é digna de elogios, pois a tendência do momento e do futuro é esta, tornar seu escudo uma marca mais comercial e ampla, que ultrapasse as barreiras das quatro linhas. Os monogramas minimalistas vão tomar conta daqui em diante, mas desde que sejam originais não sua composição.

Gostaria muito de ler a opinião de vocês à respeito do novo escudo e também sobre a acusação de plágio galera, não deixe de comentar ai no final da postagem.

Related Articles

2 comentários:

  1. Cara eu achei horrivel e igual vc falou: ...faltou mais cuidado da agência que fez essa mudança, em diferenciar ao máximo as formas com que as barras estariam dispostas no escudo.

    A idéia realmente foi bacana. Iniciativa q é tendencia. Eu mesmo nem paranaense sou, sou goiano, sao paulino e fiquei puto com esse escudo deles, imagina entao o torcedor. Mais a iniciativa realmente é top. Eu queria demais o escudo do meu Sao Paulo igual o que vc criou desse ano. Muito criativo. Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. o escudo do CAP versão 2016 aqui do site está muito melhor que essa aberração que fizeram aí.....

    ResponderExcluir