In brand logo football brasil soccer design Design Esportivo Design Logo Distintivos Escudo Modernos Futebol Escudo monocromático futebol feminino logo soccer new brand concept

A Fênix Vem aí. Primeiro escudo do Fênix F.C.


Um escudo de time feminino não precisa necessariamente ser ‘feminino’.

Salve, salve meus queridos navegantes do blog do tio Meck, começar um escudo do zero é um grande desafio, pois não é tão simples como parece, pois, envolve uma série de sentimentos pra se dar início ao projeto, tais como: estado de espírito, percepção, sensibilidade, maleabilidade, foco, sem falar da experiência que nessa hora tem uma importância enorme. Na área esportiva isso vai ainda mais afundo, pois é um meio diferente de tudo, porque envolve a paixão e devoção do torcedor e etc, e nós sabemos por tantos exemplos noticiados na TV que gera muita polêmica e certa confusão. Não posso deixar também de citar as inspirações e referências na hora da composição desse trabalho, pois na minha visão é impossível criar um distintivo satisfatório aos olhos das mais variadas críticas, sem pescar as tão famosas referências.

Agora entendo como foi árduo o processo criativo de alguns clubes do nosso Brasil num passado recente e longínquo, não se tinha, eu acho, quase nada do que eu citei acima.  O resultado vemos por aí estampando os uniformes e mídias especializadas do meio esportivo. Nem sempre algo bom de se ver visualmente falando aparece nesses uniformes, poucos se destacam nesse grande mar de imperfeições geométricas e de conceito duvidosos.

Meu desafio esse ano foi criar um escudo para um time de futebol feminino recém-criado no estado do Rio Grande do Sul. Como quase sempre, a urgência para a entrega do resultado me fez queimar etapas, e sai de um rascunho rápido no papel sem muito sucesso e resolvi ligar o meu velho notebook e começar a espremer as formas e shapes no Illustrator. Desenvolvi três opções como é de praxe, as vezes quando to muito inspirado faço 4 ou 5, nesse caso consegui três escudos bons para serem utilizados. E para a minha surpresa, sempre assim né, o último escudo que fiz e que menos tempo levei pra desenvolver, foi o agraciado escolhido dessa vez. Os outros dois escudos levei um bom tempo na composição, eles ficaram mais complexos pois vieram do meu rascunho que fiz no caderno. Não foi necessário uma composição feminina por assim dizer, já que a ave Fênix já remete um pouco à essa característica, até porque as mulheres, ao meu ver, são mais machos que os próprios homens jogando futebol - hahaha.

Como a escolha do cliente é sempre soberana, não opino nessa hora, deixo a critério exclusivo deles a última parte desse desafio, a luz guiará as mentes deles pra julgarem melhor pelo escolhido. Opção escolhida é hora de enviar o material para o cliente, o brand oferecendo um manual bem criterioso para o uso do distintivo foi feito posteriormente, sendo que fiz uns pequenos ajustes no escudo que não deu tempo de fazer pois eles estavam esperando pra mandar pra gráfica pra estampar o uniforme, que já estava confeccionado.


Depois desse jornal é hora de apresentar o material pra vocês, baita trampo, diga-se de passagem. Gostaria que você comentasse no final da postagem beleza galera ? Até a próxima, que será o rebranding de uma agencia esportiva do nordeste.



















Enfim chegamos ao final de 2018, queria ter postado tudo que fiz ainda esse ano mais não deu, quero desejar um 2019 de muita oportunidade, evolução, prosperidade e crescimento à todos vocês meus queridos navegantes do blog do tio Meck.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário