-->

In Escudo repaginado featured logo soccer Marca new brand concept Novo Visual rebrand Rebranding Redesign Esportivo Repaginação

CBF Estreia Novo Escudo


Olá seguidores do blog do Tio Meck, tudo certo com vocês? To aqui pra falar um pouquinho sobre o novo escudo da CBF, ou Seleção Brasileira, ou o que vc achar melhor. Na minha humilde opinião, deveriam ser separadas uma coisa da outra pra começar a discussão. Depois de tanta lambança e corrupção que se institucionalizou nessa entidade, era hora de fazer esta separação pra ver se por um momento a imagem desgastada da Seleção voltasse a brilhar tanto fora quanto dentro de campo.

Deixando de lado esta discussão vou me ater à bendita mudança, mudança essa muito tímida e sutil, aliás, não sei porque tanto medo de se fazer uma mudança mais marcante e ousada de algo que me parece que cansou, o modelo cheio de cantos e curvas do formato desse escudo está inteiramente ultrapassado. Os novos designs empregados hoje em dia mundo afora, nota-se que há uma preocupação com a leveza nas linhas mais uniformes, suaves e simétricas. Devemos levar em conta diversas situações quando tratamos de design desse tipo de objeto, tais como a atual rapidez visual que o mundo exige pois as tecnologias nos bombardeiam de informação a todo momento, o processo de exigência do público em relação a tempos passados aumentou assustadoramente, não é qualquer escudo meia boca que irá satisfazer os olhares mais famintos, e o desejo de ostentar uma camiseta com o escudo do Bolamense por exemplo, e também não podemos esquecer a tendência que a área vem seguindo nos últimos 5 anos pra cá.


Dito tudo isto é hora de analisar a mudança em si. Num primeiro olhar, rápido e superficial sobre ele, a única coisa que se nota que mudou foi o tom de azul no fundo da cruz de malta branca, que ficou mais claro, ai com muito esforço de um leigo em design irá perceber em segundo lugar, que as listras em verde amarelo seguem caminhos diferentes nas bordas, a amarela passando por cima e a verde passando por baixo. Tem mais alguma ou outra mudança mas quase que irrelevante.

Minha crítica a esse redesign, está no fato de não promover uma mudança nos contrastes das cores, na quantidade de canto muito acentuados e curvas demasiadas, acho que poderia ser mais simples e mais limpo nas cores, e sem falar no erro cometido, pois quando você olha rápido parece que as linhas estão tortas, desalinhadas, pois o amarelo vazou em relação ao fundo, sem falar que o verde fica quase no mesmo tom do azul, pessoas com distúrbios na visão, não irão conseguir ver esses tons.

Os escudos que acho bonitos de seleções, que dá pra me inspirar e trabalhar na mesma linha são o da Itália, do Perú e USA. Totalmente atuais e visualmente falando não agridem os olhos, a simetria e alinhamento deles são espantosamente perfeitos. Tudo muito simples e bem acabado, show!


Sim você deve tá pensando, cadê a minha ideia para um novo escudo do Brasil, calma aí, vocês sabem que sou ousado mesmo kkkkkk. Fiz ele enquanto digitava esse texto, um minuto no Illustrator outro no Blogger. Assim tive algumas horas de prazer pra desenvolver essa primeira ideia de redesign do escudo da Seleção canarinha.


É pretensão minha dizer "tomara que gostem", até porque levei menos de um dia pra fazer esse, coisa muito rápida para os padrões, mas gostaria que apreciassem com olhar despojado e sincero, e podem opinar a vontade aí em baixo pessoal, e até a próxima.

Related Articles

7 comentários:

  1. Gostei do primeiro, em uma camisa branca ficaria lindo, porém não combinaria com a camisa amarela da seleção, esse amarelo ao redor da cruz ficaria muito apagado no mar de amarelo ao redor... mas o trebalho ficou bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente meu amigo, fiz o primeiro pensando na camisa branca com o Brasil irá adotar nessa nova fase, realmente não ficaria bom na de cor amarela. Grato por comentar e dar sua opinião

      Excluir
  2. Gostei bastante, aliás parabéns pelo trabalho, mas e a repaginada no do BOLAMENSE? Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei novo Escudo do Brasil os dois Que Lindíssima

    ResponderExcluir